17 de dezembro de 2010

Construindo uma carreira sustentável

Tem sido comum a entrada de um tipo peculiar de mensagens em minha caixa postal. São e-mails vindos de jovens de todas as idades, buscando esclarecimentos e orientações sobre suas opções de carreira.
Às vezes, uma movimentação para uma nova área de atuação, uma abordagem distinta da mesma área. Em outras, os eventuais riscos de uma mudança de empresa, dicas sobre um curso específico, opções entre as diversas escolas do mercado. Enfim, muita gente tem urgência em descobrir o melhor caminho para construção de um futuro profissional mais sustentável.
Nesses casos, talvez a pergunta básica seja traduzida pela busca do caminho das pedras para a maximização entre as dimensões: competitividade, retorno financeiro, ambiente organizacional e auto-realização.
E, como dar uma resposta honesta, viável e incentivadora?
Quem sabe, não seja melhor começar com algumas perguntas provocativas, ao invés de simplesmente respondê-las?
A primeira delas seria: já existe uma visão de médio ou longo prazo?
Será que meu interlocutor consegue se projetar e se visualizar daqui a cinco anos? Se, cinco é muito longe, daqui a dois anos?
Trata-se de um exercício básico, pois a direção a seguir dependerá dessa capacidade.
Para os que não conseguem, é melhor parar, refletir um pouco sobre o presente, buscar compreender melhor suas características, competências, e pontos a melhorar. Avaliar onde suas habilidades são seguidas de resultados, e em que áreas de atuação há reconhecimento dos mesmos por terceiros. Afinal, competência é um conhecimento que se transformou em habilidade, e que teve atitude para se transformar num comportamento reconhecido e observado.
Aqueles que conseguem identificar suas próprias virtudes e suas competências, já andaram a metade do caminho.
E aí, o exercício da visão pode ser retomado.
Tente se ver fazendo aquilo que sua visão projeta. Suas roupas, seus movimentos, seus instrumentos, sua logística, e como é visto pelos outros. Quando essa imagem estiver bem clara em sua mente, é hora de apertar o botão e registrar essa fotografia instantânea.
Com ela em mente, poderá ser iniciado um longo e consistente projeto, com todas as suas fases, que o transformará naquilo que você quer ser no futuro.

CONTINUA

Fonte imagem: Blog Administrando Você

2 comentários:

  1. Mestre,

    Eu ando seguindo essa pegada rumo a minha carreira na sustentabilidade ambiental corporativa: http://habitanteverde.com.br/pintando-o-verde/

    Parte dessa caminhada tem significativa inspirada nas suas aulas.

    Abraços Verde$, Facó

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Você me ajudou a tirar minha fotografia. Obrigada por tudo. FELIZ 2011 para você, muito sucesso!

    ResponderExcluir